Pinheiros comemora aniversário com festival neste domingo

Oficinas, shows, gastronomia e aulas gratuitas estão entre as atrações do evento que comemora os 457 anos do bairro de Pinheiros

 

Por Fábio Busian

Fotos: Alexandre de Paulo

Em comemoração aos 457 anos do histórico bairro de Pinheiros, na zona oeste da cidade de São Paulo, será realizado neste domingo (24) o Festival Pinheiros 2017, que engloba tudo o que a região oferece de melhor: arte, lazer, gastronomia e muita música. Com realização do Coletivo de Comerciantes de Pinheiros, da Prefeitura Regional de Pinheiros e apoio do vereador Caio Miranda Carneiro (PSB), que destinou emenda para a estrutura dos palcos e a realização dos shows, o evento terá apresentações culturais, plantio de árvores, cãominhada, feiras de produtos sustentáveis e veganos, oficinas de arte, aulas de yoga e de treino funcional, além de muitas outras atrações na rua Pinheiros e adjacências.

Vereador Caio Miranda Carneiro caminha pelo Largo da Batata

Para o Caio Miranda, celebrar o aniversário de Pinheiros com a ocupação do espaço público é a melhor forma de valorizar o bairro. “As ruas abertas nos fins de semana já são realidade na vida do paulistano e precisam aumentar gradativamente. Incentivar essa prática, além de dar opções gratuitas de lazer e diversão para todas as idades e gostos, movimenta o comércio local e gera renda para o pequeno e médio empresário. Esse tipo de ação valoriza a região de Pinheiros, que eu tenho muito carinho”, coloca o vereador.

Vista geral do Largo da Batata, em Pinheiros

 

 

Mapa do Festival Pinheiros 2017

Comerciantes da região também doaram equipamentos para o festival, mostrando uma parceria entre a os setores público e privado. Vanessa Rochha, uma das organizadores do evento, afirma que a expectativa é de que o bairro receba cerca de 30 mil pessoas durante o  próximo domingo. “Queremos deixar um legado interessante, para que sejam realizados mais eventos intermitentes e temáticos na região. Já temos várias ideias para começarmos no ano que vem, fortalecendo a nossa ideia de constituir, de fato, uma associação, que terá um perfil de coletivo com muita atividade, que é a cara do bairro”, avalia.

 

Programação

Feiras:

FEIRA SÃO PAULO SAUDÁVEL – reúne parceiros colaborativos de apoio a empreendedores locais e que proporcionam a experiência do fazer artesanal com resultado de produtos autênticos. Serão 40 expositores com chás, temperos, azeite, cogumelos, chocolates, vinho, pão, roupas, cosméticos, acessórios, decoração, arte, artesanato.  (Rua dos Pinheiros – entre as Ruas Cônego Eugênio Leite e Francisco Leitão)

 

FEIRA VEGANA E ORGÂNICA – estímulo às mudanças alimentares e de bem estar. Trará oficinas de receitas veganas e sem glúten, palestra sobre ayurveda; medicina indiana; astrologia; consumo de orgânicos e produtos sem origem animal. Stands de produtos de produção consciente e artesanal, “reiki para todos” e atendimento holístico – (Rua Virgílio de Carvalho Pinto).

 

FEIRA DE SAÚDE – “prevenir é melhor do que remediar” – são 10 estações para informar e verificar diferentes aspectos de saúde, inclusive, com testes básicos de glicemia; pressão e afins. (Rua dos Pinheiros – entre a Rua Mourato Coelho e Fradique Coutinho).

 

Para as crianças:

Brincadeiras rústicas, contação de histórias, oficina de bike sem rodinha, e aproximação do consumo consciente de roupas customizadas – (Rua Joaquim Antunes)

 

Social e Sustentável:

Oficina com a ONG Flor Gentil para arranjos florais que serão doados para casas de repouso e instituições assistenciais.

Oficina de “aproveitamento total dos alimentos” promovida pela ONG Banco De Alimentos.

Captação de lacres de latas de alumínio para o Instituto Mauricio de Sousa e fazer a troca em cadeiras de rodas.

 

Stand de troca de mudas e sementes

Página oficial do evento: https://www.facebook.com/events/113446836042389/

 

Serviço:

Festival Pinheiros 2017

Data: 24/09/2017

Horário: 9h às 19h

Local: Rua dos Pinheiros e Adjacência — no perímetro que vai da Rua Mourato Coelho até a Praça Portugal.

Entrada gratuita