Bonenkai Cidade de São Paulo de Judô agita o CEU Uirapuru na Zona Oeste

Evento de confraternização de crianças e jovens praticantes da modalidade mobilizou a comunidade neste domingo

Da Redação

Fotos: Alexandre de Paulo

 

O judô, além de ser um dos principais esportes praticados por jovens na Cidade de São Paulo, é também muito difundido como ferramenta de inclusão social. O Bonenkai Cidade de São Paulo, que ocorreu neste domingo, 10 de dezembro, no CEU Urirapuru, proporcionou a dezenas de crianças e jovens de comunidades carentes o acesso a essa prática esportiva.

Para o vereador Caio Miranda Carneiro, o festival é fundamental para a integração da comunidade com projetos sociais. “Pra mim é uma honra poder contribuir com a Secretaria de Esportes e as entidades participantes, para que estimulem as crianças a buscarem no esporte um caminho para se desenvolverem na vida e se formarem como pessoas e como cidadãs. Essa é a minha forma de contribuir e destinar recursos para um projeto sério e que conta com a participação da comunidade”, disse.

O Bonenkai, tradição na cultura oriental, nada mais é do que um encontro de confraternização e celebração de um ano de trabalho e aprendizado. No Brasil a realização desse evento já virou tradição nas academias e clubes de judô. No CEU Uirapuru, por meio de emenda parlamentar do vereador Caio Miranda Carneiro (PSB), o evento beneficiou projetos sociais direcionados à modalidade.

Organizado pela Associação Desportiva Judô Gulô (ADJG), em parceria com Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME), o evento contou com a participação de diversos projetos sociais (Instituto Thiago Camilo, Projeto Faixa Dourada, Projeto Fazer Valer, Judô Gulô II, Instituto Lar de Maria, entre outros), integrando 400 crianças, entre 6 e 14 anos, num grande evento de Judô. As crianças, que exercitaram fundamentos básicos e participaram do Festival de Judô, foram premiadas com medalhas.