Câmara homenageia OAB SP por seus 85 anos e Caio Miranda anuncia prêmio Advocacia Cidadã durante solenidade

Representantes de diversas entidades, juristas e população paulistana prestigiaram o evento, que também comemorou os 190 anos dos cursos jurídicos no Brasil. Durante a comemoração, foi anunciada uma premiação que valoriza ações em benefício público feitas por estudantes e advogados de São Paulo

 

Por Fábio Busian

Fotos: Alexandre de Paulo

Vereador Caio Miranda Carneiro enalteceu a importância da OAB SP para a democracia

Mais de oito décadas de prestação de serviços para a sociedade em defesa da democracia e da advocacia. Esse foi o tom da solenidade realizada pela Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) em homenagem aos 85 anos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB SP), além das comemorações dos 190 anos dos cursos jurídicos no Brasil, na noite desta terça-feira (05), no Salão Nobre da Casa. A iniciativa do evento partiu do vereador Caio Miranda Carneiro (PSB), que é advogado, como forma de reconhecer os importantes trabalhos que a instituição desenvolveu durante sua história.

A mesa foi composta por pelo vereador Caio Miranda Carneiro, o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, os ex-presidentes da OAB-SP João Roberto Egydio Piza Fontes e Luiz Flávio Borges D’Urso, Alberto Haber, presidente da Atlética Direito da PUC-SP, Ricardo Ferrari, procurador-geral do Município, Luiz Souto Madureira, secretário-adjunto estadual de Justiça, Dimas Ramalho, conselheiro do TCE-SP, Edgar Pierini Neto, defensor público, Paulo Henrique Pereira, representando a Associação Antigos Alunos do Direito da USP e Luis Fernando Bierdermann, presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto USP.

“A OAB esteve presente em todos os grandes momentos importantes do Brasil”, disse o vereador Caio Miranda

Em sua fala, Caio Miranda aproveitou para valorizar o importante papel da OAB na sociedade, ao lado do atual presidente da entidade, Dr. Marcos da Costa, de ex-presidentes da Ordem, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Dimas Ramalho, do Procurador Geral do Município, Ricardo Ferrari, e outras personalidades do meio jurídico. “Durante sua trajetória, a OAB esteve presente em todos os grandes momentos importantes do Brasil. Defensora e colaboradora nas Diretas Já e na construção da nossa Constituição Federal, bem como se mantém, até hoje, como guardiã dos interesses da sociedade. A instituição se coloca também como representante da advocacia, servindo como modelo a todos e todas as juristas. Por isso, merece essa homenagem dos paulistanos”, ressaltou Caio Miranda.

Marcos da Costa, presidente da OAB SP

Para Marcos da Costa, a solenidade traduz um reconhecimento entre duas instituições de grande representação. “A Câmara tem, em sua essência, uma representatividade muito forte da população. Por isso, nos sentimos honrados”, declarou. O jurista também agradeceu ao anfitrião pela homenagem. “Fica aqui o agradecimento da OAB e seus 150 mil advogados da cidade de São Paulo ao vereador por essa bela solenidade”, finalizou.

Marcos da Costa recebe placa em homenagem aos 85 anos da OAB SP
Luiz Flávio Borges D’urso recebe placa em homenagem aos 85 anos da OAB SP
João Roberto Egydio Piza Fontes recebe placa em homenagem aos 85 anos da OAB SP

Ao final do evento, Caio Miranda aproveitou para convidar o presidente e os ex-presidentes da OAB para fazerem parte do corpo de jurados do prêmio Advocacia Cidadã, que tem como objetivo reconhecer estudantes, entidades, órgãos e escritórios jurídicos que colaboram com processos pro bono para a melhoria da sociedade. Os vencedores do concurso devem ser anunciados em maio de 2018.

Público presente acompanha a execução do Hino Nacional Brasileiro
Banda da Guarda Civil Metropolitana na abertura da sessão solene