Geeks dão show de sustentabilidade e arrecadam quase 80 toneladas de e-lixo em São Paulo

Em parceria com escolas públicas e privadas, Greenk Tech Show promoveu ação voltada ao descarte adequado de lixo eletrônico. Vereador Caio Miranda Carneiro pretende levar este conceito de sustentabilidade a evento de jogos eletrônicos na periferia da cidade 

 

Por Arthur Duran

Fotos e texto

 

Nos dias 25, 26 e 27 de maio aconteceu no Complexo do Anhembi, em São Paulo, o Greenk Tech Show. O nome nasceu de uma fusão da cultura geek (termo em inglês para “viciados” em tecnologia, computadores e internet) com conceitos de sustentabilidade. O evento estava repleto de jogos eletrônicos, ciência, tecnologia e reciclagem.

Vereador Caio Miranda Carneiro (à esq.), Darth Vader e o organizador do evento, Mauricio Eugenio

 

A organização promoveu campanhas com campeonatos de jogos eletrônicos e incentivos à criação de projetos tecnológicos em escolas públicas e particulares, e, durante o evento, premiou os campeões nestas categorias. Além de um prêmio maior, voltado exclusivamente à coleta de lixo eletrônico. Para o vereador Caio, o sucesso do evento prova que a ampliação da consciência ambiental por meio do descarte adequado de tecnologia obsoleta é o melhor caminho. E deve ter estendida à toda cidade de São Paulo, principalmente à periferia. “Quanto menos o meio ambiente for impactado pelo ‘lixo eletrônico’, melhor. Educar a garotada, a juventude, torna-los multiplicadores dessa cultura sustentável é fundamental”, disse.

Android Bb-8 (Star Wars) zapeando entre os visitantes do evento

 

Inicialmente, a meta era coletar 10 toneladas, mas, com o engajamento das escolas e dos participantes do evento, a expectativa foi praticamente octuplicada, atingindo 78 toneladas de e-lixo.

Alunos da EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer comemoram premiação de maior arrecadação do evento

 

A escola campeã é pública, do município de São Caetano do Sul, e foi premiada com um laboratório de informática totalmente montado, com a reciclagem de materiais descartados durante o evento.

Os alunos representando a EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer disseram, empolgados, que a escola estava precisando de um laboratório novo, já que parte do seu antigo havia sido doada à outra escola municipal mais necessitada.

Stand da Rede Globo doou mudas de árvores aos visitantes, além de explicar como cultivá-las

 

Entre concursos de cosplay e stands com tendências tecnológicas, os geeks deram um show de sustentabilidade e consciência ambiental, com um ar divertido e engajado ao evento neste final de semana.